Tecnologia nos projetos: E-Learning e App

Os projetos PrimeDep e WhySchool vão ter os conteúdos formativos disponibilizados através de uma plataforma E-Learning, desenvolvida para o efeito pela empresa Innovagency, parceira destes projetos da EUTIMIA.

Nesta plataforma, que vai incluir um vídeo explicativo na página inicial, o utilizador terá acesso às formações em que está inscrito, aos objetivos e certificados que vai obtendo, notícias e eventos relacionados, e formulários que terão de ser preenchidos ao longo das formações, para consolidar os conhecimentos.

Os conteúdos disponibilizados serão variados e dinâmicos, entre vídeos, podcasts e artigos.

Além desta plataforma, será ainda disponibilizado, no âmbito do PrimeDep, um aplicativo de auto-ajuda guiada para doentes, que estará acessível para utilização mesmo após finalizados os projetos. O utilizador só terá acesso à ‘app’ por indicação médica e a ferramenta é utilizada com o acompanhamento do profissional de saúde. Os conteúdos variam entre texto, imagens e vídeo.

Podem ser inseridos os horários da medicação, caso exista, com serviço de alerta para que o utilizador não se esqueça de a tomar. Haverá também uma área de preenchimento para monitorizar o humor, a que o profissional de saúde também poderá aceder se o doente autorizar. Caso sejam registados parâmetros que indiciem situações de risco, o profissional que acompanha o doente é notificado. Esta área pretende também ser motivacional para o paciente, permitindo-lhe acompanhar a sua evolução.

A aplicação foi publicamente apresentada, no dia 10 de setembro (Dia Mundial de Prevenção do Suicídio), em Beja, à margem da conferência “Prevenção do Suicídio: Responsabilidade Partilhada”.