Projeto WhySchool em destaque no European Child & Adolescent Psychiatry

O último editorial da revista European Child & Adolescent Psychiatry, de maio de 2016, dá destaque ao projeto WhySchool implementado pela EUTIMIA, e financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein ao abrigo do Programa Iniciativas em Saúde Pública EEA Grants:

“Algumas abordagens em escolas foram recentemente testadas na Europa, com resultados positivos. Por exemplo, em Portugal, um projeto de Literacia em Saúde Mental (LSM) foi recentemente implementado na região de Lisboa. Os resultados demonstraram melhorias substanciais e significativas em LSM em professores e outros educadores e cuidadores de jovens como psicólogos e enfermeiros. Houve um aumento da referenciação de jovens para os cuidados de saúde mental, a partir das escolas e os participantes relataram uma elevada satisfação com a intervenção.

Com base neste piloto, a EUTIMIA, um ramo da Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal (EAAD—www.eaad.eu), desenvolveu  o projeto WhySchool (www.whyschool.eutimia.pt), uma versão adaptada de um recurso curricular canadiano (www.teenmentalhealth.org/curriculum) para melhorar a LSM em  professores e alunos.

Além disso, à semelhança da experiência no Canadá, o projeto WhySchool promove a ligação dos profissionais dos cuidados de saúde primários capacitados às escolas, para melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental para os jovens que deles necessitem.

Esta intervenção tem sido reforçada por ferramentas digitais de autoajuda, pela formação a psicólogos que trabalham nos cuidados de saúde primários e através de uma campanha de media.

Mais de 600 professores foram treinados, até à data, neste projeto apoiado pela Universidade de Oslo, através do programa EEA Grants (www.eeagrants.org).

Os resultados destas abordagens, no seu conjunto e associados à simplicidade, sustentabilidade, melhoria da capacidade dos sistemas e baixo custo de implementação gera a oportunidade de se considerar a sua ampla implementação na Europa.”

 

Leia o editorial completo: Editorial European Child & Adolescent Psychiatry