EUTIMIA apresenta projeto PrimeDep a ARSLVT

cara com cérebro

A EUTIMIA organiza, no dia 25 de novembro, no grande auditório do INFARMED, a partir das 14h30, uma reunião para a apresentação do projeto Primary Care Mental Health Sustained Capacity-Building for Depression and Suicidal Behaviour – PrimeDep, no âmbito da parceria estabelecida com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O principal objetivo do PrimeDep é contribuir para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde mental a nível dos cuidados de saúde primários (CSP), através da disseminação, em larga escala, de um programa de prevenção da depressão e do suicídio.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, além da ARS, são parceiros deste projeto a Escola Nacional de Saúde Pública e o Hospital Beatriz Ângelo.

Na reunião, vão ser apresentados os materiais que permitirão uma melhor colaboração dos profissionais dos CSP na gestão integrada da depressão e comportamentos suicidários. A intervenção da EUTIMIA propõe a capacitação dos profissionais para o trabalho em equipa nas seguintes áreas: 1) identificação; 2) diagnóstico; 3) prescrição; 4) intervenções; 5) monitorização; e 6) referenciação e articulação.

Para atingir este objetivo, a EUTIMIA recorre à utilização de materiais pedagógicos, uma plataforma de e-learning e uma aplicação de apoio à decisão clínica, que visam contribuir para a sustentabilidade das formações.
Para os utentes, o projeto proporciona os seguintes benefícios:

PrintScreen site Eu Luto Contra a Depressão

  • Medicação — segundo guidelines, menos benzodiazepinas e tratamento com antidepressivos monitorizado por médicos
  • Psicoeducacão — em grupo, orientada por enfermeiros
  • Autoajuda online — CBT orientada por psicólogos

 

App

 

Programa:
14h – Registo dos presentes
14h30 – Ação de Sensibilização | Apresentação do Primary Care Mental Health Sustained Capacity-Building for Depression and Suicidal Behaviour – PrimeDep
Professor Doutor Ricardo Gusmão, Presidente da EUTIMIA
15h45 – Breves palavras de encerramento
16h – Coffee break

Confirmações de presença até segunda-feira, dia 23 de novembro, às 17 horas, para o email: geral@eutimia.pt