Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Assinala-se no dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data comemorada desde 2003 pela International Association for Suicide Prevention (IASP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano, o tema é ‘Ligar. Comunicar. Cuidar’.

Esta comemoração visa sensibilizar todas as pessoas e organizações para a importância da prevenção no combate ao suicídio, que segundo dados do relatório da Organização Mundial de Saúde, atinge mais de 800 mil pessoas por ano, o equivalente a uma média de uma pessoa a cada 40 segundos.

O tema deste ano inclui três abordagens essenciais: ligar, comunicar e cuidar. Fomentar ligações com aqueles que perderam um ente querido por suicídio ou que tenham tentado o suicídio é fundamental para promover a prevenção, comunicar a sua existência também, pois muitas vezes o tema é silenciado ou pouco abordado, e é necessário discuti-lo como a qualquer outro problema de saúde pública, não só para desconstruir alguns mitos, mas essencialmente para reduzir o estigma que ainda envoca. Mas se criarmos relações e falarmos sobre o assunto sem criar um plano que prevenção, não será o suficiente, por isso cuidar é também importante.

O objetivo deste evento é também alertar para que os decisores políticos deem atenção a este tema, incluindo-o como prioridade no âmbito da saúde pública.

Mais informações: IASP