Conferência “Prevenção do Suicídio: Responsabilidade Partilhada” assinala Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

A EUTIMIA organizou hoje, no Beja Parque Hotel, no âmbito do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a conferência “Prevenção do Suicídio: Responsabilidade Partilhada”, que contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, Álvaro de Carvalho, dos consultores internacionais Lars Mehlum (para o projeto PrimeDep e WhySchool) e Stanley Kutcher (para o projeto WhySchool) e do presidente da EUTIMIA, Ricardo Gusmão.

Enquanto Lars Mehlum e Stanley Kutcher falaram um pouco das realidades dos seus países, Noruega e Canadá, respetivamente, e de algumas medidas adotadas, a apresentação de Álvaro Carvalho, enquadrada ainda na formação do projeto PrimeDep, incidiu em dados e estatísticas da realidade portuguesa.

Fernando Leal da Costa realçou a importância da aposta na formação dos profissionais na área de saúde mental, de forma a combater situações limite como o suicídio.

Concluiu-se, de forma unânime, a importância de marcar esta data como forma de chamar a atenção para o que ainda falta fazer em saúde mental, que possa reduzir os índices, ainda elevados, do suicídio.

A conferência integrou-se no Programa de Formação de Formadores para os projetos PrimeDep e WhySchool, que estão a decorrer entre os dias 8 e 12 de setembro.