Comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio – 10 de setembro

Banner do Dia Mundial de Prevencao do Suicidio

Comemora-se, no próximo dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Esta data é assinalada, desde 2003, pela International Association for Suicide Prevention (IASP), sendo o tema deste ano “Prevenção do Suicídio: Chegar mais Próximo e Salvar Vidas”.

Esta comemoração visa sensibilizar todas as pessoas e organizações para a importância da prevenção no combate ao suicídio. O tema escolhido para 2015 ilustra a ideia de que um simples gesto de preocupação ou atenção pode fazer a diferença.

O tema deste ano aborda ainda a importância do apoio aos familiares das vítimas de suicídio. O luto dos familiares é, por vezes, um processo complexo, não só porque ainda existe um estigma associado ao suicídio, que afasta as pessoas, fazendo com que este apoio seja escasso, mas também porque as próprias pessoas sofrem uma mistura de emoções: luto; raiva; culpa; descrença. O apoio a essas pessoas, oferecendo-lhes ajuda ou simplesmente ouvindo-os, pode ter um grande impacto.

Este é o apelo da IASP para este Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O objetivo é que as pessoas, um pouco por todo o Mundo, se unam no combate a este flagelo que atinge, segundo dados do relatório da Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas por ano.

A IASP lança ainda o desafio ‘Cycle Around the Globe’, que visa somar quilómetros de bicicleta, entre todos os participantes, sendo o mínimo esperado os cerca de 40 mil quilómetros que correspondem à circunferência do globo terrestre.

Mais informações: IASP