Apresentação dos resultados provisórios dos projetos na ACSS

Realizou-se esta quarta-feira, dia 20 de Abril, no auditório do Infarmed, em Lisboa, uma reunião no âmbito do Programa Iniciativas em Saúde Pública / EEA Grants, que contou com a presença dos promotores de nove projetos que terminam no final deste mês, entre eles os projetos da EUTIMIA, PrimeDep e WhySchool.

Organizado pela ACSS, este seminário com os promotores contou com várias intervenções. Ricardo Gusmão, presidente da EUTIMIA – Aliança Portuguesa Contra a Depressão em Portugal, apresentou os resultados provisórios do projeto PrimeDep – Primary Care Mental Health Sustained Capacity-Building for Depression and Suicidal Behaviour e WhySchool – Why Youth Mental Health Care School-Based with Primary Care Liaison.

Reunião ACSS_2

O projeto PrimeDep visa melhorar a prestação de cuidados de saúde mental nos cuidados de saúde primários por meio de ações de capacitação para melhorar as atitudes, conhecimentos e habilidades dos profissionais dos cuidados de saúde primários para o tratamento da depressão e prevenção do suicídio.

O projeto WhySchool tem como objetivo melhorar o acesso dos jovens a cuidados de saúde mental, através de uma abordagem que contempla diferentes níveis de cuidados, começando na escola até aos cuidados hospitalares, através da capacitação dos profissionais nas escolas públicas.

Os projetos terminam oficialmente no dia 30 de Abril.