App de autoajuda para pessoas com depressão já disponível

A app IFDepressão, que constitui um dos produtos da implementação do projeto PrimeDep, financiado no âmbito do Programa Iniciativas de Saúde Pública/EEA Grants e executado no último ano pela EUTIMIA, é a primeira aplicação gratuita de autoajuda, em língua portuguesa, para pessoas com depressão ligeira a moderada e já pode ser transferida para telemóvel ou tablet (IOS ou Android).

Estudos científicos indicam que os programas psicoterapêuticos guiados, com recurso a novas tecnologias, representam uma resposta promissora para ultrapassar as atuais barreiras no acesso a cuidados de saúde mental e aumentam a capacidade para autogestão da depressão. Contudo, estes programas tendem a existir apenas em língua inglesa e o acesso é, usualmente, caro.

Esta ferramenta é a primeira nesta área disponível em língua portuguesa e não requer custos de utilização.

O acesso à mesma deve ser recomendado pelo médico de família e a sua utilização deverá ser monitorizada por um psicólogo. No entanto, alguns módulos informativos são disponibilizados em modo de acesso livre.

Esta aplicação não substitui o tratamento, é uma ferramenta complementar e visa ajudar a desenvolver competências para gerir a doença, recorrendo ao modelo de terapia cognitivo-comportamental, encorajando a reconhecer e a desafiar padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos menos úteis, para complementar outros recursos acessíveis aos profissionais de saúde. Ao percorrer os módulos e fichas de trabalho disponíveis, os utilizadores adquirem competências que ajudam a evitar o regresso de sintomas depressivos.

Os conteúdos visam ainda a ativação de comportamentos (através da monitorização e planeamento de atividades diárias), a regulação do sono, permitem monitorizar o humor e incentivam à adoção de estilos de vida saudáveis.

A app será ainda disponibilizada a outros países através da European Alliance Against Depression, uma organização europeia que visa combater a depressão e o suicídio, da qual a EUTIMIA é membro associado.

Saiba mais e descarregue a aplicação através deste link.